6 Características do Marketing Online

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Olá,

Aqui é o Alexandre e o Fabrício, tudo bem? Continuando a série marketing digital para empreendedores, hoje vamos falar das características do marketing online.

O marketing online, principalmente o inbound marketing — ou marketing de atração — tem características bem próprias e marcantes, que o tornam especialmente atraente para pequenos empreendedores.

Vamos conhecer as principais características do marketing online?

Atrair X Interromper: você se lembra dos comerciais de TV? Esse era um marketing tipicamente baseado na interrupção — “vou interromper o que o espectador está assistindo para apresentar minha mensagem”.

No início da internet, esse modelo tentou ser replicado com os chatos popups de propaganda — e ainda hoje existem ações baseadas em interrupção.

Mas a verdade é que o marketing digital inteligente é baseado no conceito da atração: vou atrair meu potencial cliente, ao invés de interrompê-lo.

Como?

Criando e entregando valor para o cliente, normalmente, por meio de conteúdos informativos interessantes.

Como este texto que você está lendo 🙂

Custos acessíveis: é o espaço de publicidade mais democrático que existe. O custo de uma peça publicitária num canal de TV aberta era inacessível para a maioria das empresas. Para o pequeno empreendedor, então, nem pensar!

Já com o marketing digital é possível elaborar campanhas com custos compatíveis ao orçamento de uma pequena empresa.

E o que é melhor: gerando resultados reais.

Resultados monitoráveis: por falar em resultados, para o pequeno empreendedor, o que importa são os resultados — vendas. É isso: sem vendas, o empreendedor não sobrevive.

Uma característica importante do marketing online é que você sabe exatamente quem vai receber seus anúncios. Ele fornece métricas e é mensurável em vários estágios, permitindo uma análise completa do que funciona e do que deve ser descartado.

Com isso, é possível aplicar a metodologia científica e obter evoluções incrementais baseadas em fatos, não em achismos.

É por isso que o marketing digital bem feito funciona.

Efeitos imediatos: uma campanha de marketing online pode começar a ter os resultados apurados em 1 semana, ou até mesmo em 1 dia, dependendo de suas características.

Como o tempo (e o orçamento) do pequeno empreendedor são bem limitados, saber rapidamente se o investimento em marketing digital está na direção certa é fundamental para evitar desperdícios.

Interação com o cliente: você vai saber o que os seus clientes pensam do seu negócio. O marketing online é uma comunicação em via de mão-dupla.

Os relacionamentos estabelecidos com os segmentos de clientes por meio dos canais são um excelente insumo para desenvolver a empatia pelo seu cliente.

O tom pessoal da interação é perfeito para você entender os desejos e necessidades de seus clientes, descobrindo exatamente o que se passa em sua mente — e, assim, atendê-lo melhor.

Sem barreiras geográficas: aplica-se a negócios em que os clientes estão distantes geograficamente (por exemplo, fornecedores de produtos físicos que têm como clientes distribuidores localizados em outras cidades/estados) e também, principalmente, a empreendimentos digitais, porque permite ganhos de escala outrora inimagináveis.

O que você achou destas características do marketing online? Por favor, deixe seus comentários mais abaixo.

Um abraço e muito sucesso!

Alexandre Rocha Martins
Fabrício Yutaka Fujikawa
Curso PratiCanvas

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