A Evolução das Redes Sociais

Posted on Posted in Como Vender Mais

Olá,

Tudo bem? A Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, edição de Março/2017, trouxe uma pesquisa com dados sobre a evolução dos 100 perfis de empresas que mais interagem com usuários nas redes sociais.

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NIMD/FAPP) junto com a Social Bakers, e contemplou o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Neste link, você encontra todos os relatórios trimestrais, desde Abril/2014.

Em relação ao % de crescimento, houve um grande avanço das mídias áudiovisuais, com o Instagram apresentando +126% de crescimento e o Youtube em seguida com +95%.

Já em relação ao volume de fãs ou seguidores, a liderança do Facebook ainda é grande, com +7,5 milhôes de fãs, mais que o dobro que o Twitter, que apresentou cerca de 3 milhões de seguidores.

A reportagem também trouxe algumas boas práticas para cada um dos canais.

Por exemplo, para o Instagram, a matéria indica usar para construir relacionamentos e fazer propagandas (usando as ferramentas próprias da rede social para isso).

Já para o Facebook, o texto recomenda agilidade nas respostas e testes para descobrir a frequência ideal de postagem (que pode variar conforme o perfil do público da página).

Com relação ao Twitter, a dica foi para engajar-se com os “trending topics”, isto é, os assuntos relevantes do momento e utilizar como SAC, se a sua estrutura de atendimento comportar.

Finalmente, para o Youtube, as recomendações foram para produzir vídeos com temas relevantes para o seu público (exemplo: vídeos de demonstração de produtos) e fazer parcerias com outros canais.

O que achou deste texto? Por favor, deixe seus comentários abaixo 🙂

Um abraço e muito sucesso!

Alexandre Rocha Martins
Fabrício Yutaka Fujikawa

PS: as redes sociais são ótimos canais, mas sempre olhe com carinho para o e-mail marketing, talvez o canal mais eficaz para você construir relacionamentos duradouros com seus segmentos de clientes.